O tratamento adequado da água é de extrema importância para a indústria farmacêutica. Farmácias de manipulação precisam de água potável não só para realizar as limpezas de ferramentas, equipamentos e materiais, mas também para as suas formulações. Conheça a importância do tratamento de água e a sua utilização em farmácias de manipulação.
A água do abastecimento público não conta com o grau de desinfecção que é exigido para os parâmetros farmacêuticos, principalmente quando é levado em conta que muitos processos em farmácias de manipulação requerem água purificada, obtida através da água potável (entenda a diferença clicando aqui).
Para chegar nesses parâmetros é necessário que a água seja obtida e tratada dentro das obrigações legais e das especificações farmacológicas, o que não é o caso da água fornecida pelo abastecimento público, que ainda possui um agravante: é tratada com cloro.
Os principais tipos de água utilizados para fins farmacêuticos
A água utilizada para fins farmacêuticos precisa ser purificada e livre de qualquer microrganismo, não possuindo qualquer outra substância na sua composição além de hidrogênio e oxigênio.
Com a exceção da água potável, há quatro principais tipos de água utilizada para fins farmacêuticos: a água purificada, ultra purificada, para injetáveis e para reagentes.
- A água purificada pode ser obtida por meio de sistemas de tratamento de osmose reversa ou por uma série de técnicas de purificação da água potável. Ela ainda possui níveis variáveis de contaminação orgânica e bacteriana;
- Já a água ultra purificada é obtida por meio de procedimentos mais exigentes e é utilizada em limpeza de equipamentos e utensílios, sendo ideal para análises de resíduos, métodos em biologia molecular, cromatografia;
- Enquanto isso, a água para injetáveis, que é utilizada como excipiente na preparação dos produtos farmacêuticos, deve passar por destilação para remoção de contaminantes químicos e microrganismos, atender aos ensaios físico-químicos preconizados para a água purificada e passar pela contagem total de bactérias que deve ser menor av10 UFC/100 mL. A água para injetáveis também deve cumprir outros parâmetros de pureza estipulados pela legislação brasileira;
- A água para reagentes é produzida por meio de destilação simples, deionização, filtração por osmose reversa e carvão ativado, ultrafiltração para remoção de pirogênios e descloração;
A água potável também é utilizada nos processos farmacêuticos, porém os seus parâmetros de pureza são os mesmos do consumo diário do ser humano, ou seja, deve ser livre de substâncias tóxicas e agentes patogênicos. A principal atuação da água potável na indústria farmacêutica é servir como base que será purificada de acordo com a necessidade do laboratório.
A Norteflow é especialista em soluções de tratamento da água e engenharia clínica, conheça os nossos produtos e serviços
A Norteflow é um grupo empresarial que atua fortemente na área de manutenção de equipamentos Médico-Hospitalares e no projeto, na montagem e na comercialização de Sistemas de Tratamento de Água nos mais diversos segmentos.
Na Norteflow você encontra Sistemas de Osmose Reversa Simples e Duplo Passo, assim como bombas compactas Procon e centrífugas de pressurização hidráulica, vasos de alta pressão e membranas de osmose reversa.
Na Norteflow você conta com projeto e montagem de Sistema de Osmose Reversa e de outros sistemas de filtração para fins farmacêuticos, clique aqui e conheça os nossos produtos e serviços.
Se esse conteúdo ajudou você, leia também: Retrofit: reforma de estações de água.