Atualmente há diversos tipos de sistema de tratamento de água, no entanto, poucos conseguem realizar a filtragem da água com a eficiência que o sistema de osmose reversa traz. Esse sistema utiliza a pressão da água e membranas para filtrar os poluentes e apesar da sua eficácia ele também possui algumas desvantagens, confira logo abaixo!
O que é um sistema de osmose reversa?
Um sistema de osmose reversa é um tipo de tratamento de água composto por membranas finas e semipermeáveis com poros minúsculos o suficiente para que as moléculas de água possam passar, mas rejeitando os poluentes em sua composição. Por conta da sua extrema eficiência e versatilidade eles são utilizados em diversos setores do mercado, sendo responsáveis também pelo tratamento de água para hemodiálise.
Conheça os benefícios da osmose reversa
– Garantia de água limpa, segura e potável
As membranas desse tipo de sistema removem bactérias, fungos, óleos e até mesmo compostos químicos como: sulfato, sódio, cálcio, mercúrio, arsênico e flúor, sendo muitos desses compostos, extremamente prejudiciais à saúde do ser humano.
O sistema de osmose reversa também consegue remover até 99% de contaminantes como pesticidas e o perigoso trihalometano, que pode causar sérios danos a saúde, como câncer e aborto espontâneo.
– Manutenção simplificada
A manutenção dos sistemas de osmose reversa consiste na troca de filtros a cada 12 meses e das membranas a cada dois anos, ou de acordo com o recomendado pelo manual de instruções. Assim você evita a obstrução das membranas e, consequentemente, a queda na qualidade da água.
– Reduz custos ao não depender da energia elétrica
Outro benefício importante é que muitos sistemas de osmose dependem apenas da pressão da água que atravessa o filtro, assim, não há custos de energia relacionados ao funcionamento do filtro. Já em outros casos, os sistemas que utilizam energia possuem requisitos mais baixos, o que ainda é uma economia significante!
– Versatilidade
Os sistemas de osmose reversa são extremamente versáteis, podendo descontaminar e produzir água potável para sistemas de esterilização central de laboratórios e hospitais, caldeiras industriais, processamento de alimentos, bebidas, cosméticos, ou até mesmo para a dessalinização de água de rede, poço e do mar. Além disso, a corrosão tem menor efeito sobre os sistemas de tratamento de água com osmose reversa.
Desvantagens do sistema de osmose reversa
A única desvantagem do sistema de osmose reversa vem exatamente da sua eficiência: é a água de rejeito. A água de rejeito é a solução concentrada de impurezas que resulta da filtração do sistema que por possuir uma alta taxa de poluentes, não pode ser devolvido a fonte original da água tratada, já que pode impactar diretamente o pH da água e com isso, a vida dos animais aquáticos da fonte.
Principais cuidados com a osmose reversa
Alguns fatores podem indicar mau funcionamento ou até mesmo a necessidade de limpeza do sistema, para detectá-los é necessário observar os valores de vazão do permeado, a vazão e pressão dos equipamentos e a qualidade da água. A qualidade da água de entrada e o volume de água coletado são fatores determinantes para definir a vida útil do seu sistema de osmose reversa.
Outro fator estratégico para garantir o pleno funcionamento do seu sistema de tratamento de água é manter materiais de substituição em estoque, sistemas de osmose reversa costumam contar com filtro de cartucho, carvão ativado, membranas de osmose reversa e de ultrafiltração e filtros de partículas. Sendo assim, é de extrema importância estocar esses equipamentos para garantir uma substituição mais rápida.
Conheça a Norteflow, a melhor solução em projeto, montagem e comercialização de Sistemas de Osmose Reversa
A Norteflow é um grupo empresarial que atua fortemente na área de manutenção de equipamentos Médico-Hospitalares e no projeto, na montagem e na comercialização de Tratamento de Água e Sistemas de Osmose Reversa para uso nos mais diversos segmentos.
Solicite uma cotação clicando aqui!