A desinfecção é feita todo mês, através da introdução de um determinado produto químico (Hipoclorito de Sódio e/ou Ácido Peracético) com concentrações que podem variar entre 500 a 1000 ppm dentro do tanque de armazenamento de água tratada de hemodiálise.
Esta solução bactericida, fica circulando por um período de no mínimo 12 horas e em seguida é descartada através de vários enxágues no tanque, tubulação (looping) e bancadas de reutilização. Este método é uma exigência da legislação vigente Resolução nº 11 de 13 de Março de 2014, com frequência mensal.
Ácido Peracético e Hipoclorito de Sódio
Produtos químicos como bactérias, vírus, fungos, algas, esporos, biofilme, endotoxina etc necessitam de enxágüe para a sua retirada completa.
Isso pode levar em média 6 horas, além de um alto consumo de água potável, de energia elétrica e de horas trabalhadas do operador de sistema.
Caso alguma presença bacteriana seja o observada através do laudo da água acima de 50 U.F.C e ou casos de pirogenia durante as sessões de hemodiálise, a legislação vigente impõe a realização de procedimento para desinfectar urgentemente e realizar uma re-coleta para realização de contra prova.
Essas exigências são praticamente inviáveis em dias de semana. Quando possível e muito urgente é executada desinfecção com ácido peracético (requer menor tempo para ser retirado do sistema) com tempo de contato de 2 horas. Neste procedimento temos dois inconvenientes, o alto custo do ácido peracético e o tempo curto de contato, este fator citado por último, retira em parte a confiança do procedimento em geral.
Vantagens do Gerador de Ozônio
-
- Possibilita uma completa esterilização da água tratada e tubulações hidráulicas de looping em tempo aproximado de 40 minutos;
-
- Em concentrações de 0,5 ppm por período de 10 minutos elimina até biofilme;
-
- Seu uso, quando relacionado a lâmpada de esterilização U.V.C possibilita o uso instantâneo das máquinas de diálise depois da realização de desinfecção.