Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) que publicou o relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil em dezembro de 2021, estima-se o aumento de 42% na captação de água dos mananciais brasileiros até 2040. Essa informação gera um alerta vermelho quanto a uma possível crise hídrica, que poderá afetar a sociedade caso medidas de reuso não sejam aplicadas.
O seu estado possui regulamentação para técnicas de reuso da água?
Se você deseja saber mais sobre esse assunto, confira o conteúdo preparado especialmente para você.
ALADYR e alternativas sustentáveis
Fundada no dia 30 de novembro de 2010, a Associação Latino-Americana de dessalinização e reúso da água aponta que projetos de reutilização de efluentes domiciliares e industriais, quando tratados, podem impactar positivamente na segurança hídrica do país.
Dessa forma, com a captação da água de mananciais em menor quantidade, a sociedade não correria risco imediato de passar por uma crise hídrica. Outra forma é a dessalinização da água do mar ou salobras, onde a água do mar se transforma em água potável, tornando-se totalmente própria para o uso.
Ceará, Minas Gerais e São Paulo
Somente esses três estados: Ceará, Minas Gerais e São Paulo, após a publicação do Novo Marco Legal do Saneamento em julho de 2020, aderiram à regulamentação ou políticas que incentivam o reuso da água.
Sobre o Estado do Ceará, de acordo com o Artigo 1 da Lei Nº 16.033 publicado em 20 de junho de 2016 é estabelecido:
‘’Art.1º Esta Lei estabelece critérios para o reúso de água não potável, com o objetivo de viabilizar e estimular a sua ação no Estado do Ceará, tendo por fundamento o disposto no art.326, incisos I e II, e §1º, incisos I e II, da Constituição do Estado, além do disposto na Lei nº14.844, de 28 de dezembro de 2010.’’
Nessa lei instituída, o atual Governador do Ceará, Camilo Santana, estimula e incentiva o reuso da água em cada âmbito da sociedade, seja na agricultura, indústria, residências ou até mesmo prédios públicos com a reutilização da água da chuva.
Trabalho em conjunto
De acordo com a Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água (ALADYR), as autoridades governamentais e instituições privadas precisam trabalhar juntas para garantir a segurança hídrica. É necessário planejamento para que a implementação possa ser feita com êxito. Essas tecnologias de reutilização, seja por reuso ou dessalinização, são totalmente seguras e viáveis de se pôr em prática. Acima de tudo, é preciso que esse assunto se torne cada vez mais debatido como política pública.
A Norteflow atua fortemente na manutenção de Sistemas de Tratamento de Água nos mais diversos segmentos. Conheça a Norteflow!
A Norteflow se posiciona no mercado pela qualidade dos produtos e serviços prestados! Utilizamos as melhores práticas de manutenção em equipamentos Médico-Hospitalares e no projeto, na montagem e na comercialização de Sistemas de Tratamento de Água, contamos com profissionais qualificados e registrados no CREA/CFT/CRQ.
Clique aqui e solicite já a sua cotação