Você sabia que há diversos tipos de água e cada uma delas tem uma indicação de uso? Sabia que existe diferença entre água pura e potável? Conheça os principais tipos de água e a sua importância para a sociedade no artigo abaixo!
– Água Pura
A água pura é aquela que é composta somente por H2O, apenas as moléculas de oxigênio e hidrogênio devem estar presentes na sua composição. Sendo assim, a água pura é impossível de ser encontrada na natureza, já que nos meios disponíveis ela sempre inclui em sua composição minerais, compostos químicos ou até mesmo agentes orgânicos como bactérias, por exemplo. Dessa forma, a água pura só pode ser obtida por meio de manipulações em laboratório.
Apesar do que pode parecer, a água pura não é ideal para o consumo humano, já que ela não possui em suas propriedades os minerais, incluindo os eletrólitos, que o ser humano precisa para se manter saudável. Essa água geralmente é utilizada para análises laboratoriais e processos de esterilização.
– Água Potável
A água potável é a água mais adequada para o consumo humano. Ela deve conter todos os minerais necessários para manter a saúde e a hidratação do ser humano e deve estar de acordo com os parâmetros de potabilidade brasileiros para ser considerada própria para o consumo. A água potável também é utilizada para a produção de diversos outros tipos de água.
– Água Deionizada
Esse tipo de água passa pelo processo de desmineralização e troca iônica tendo a maioria dos seus sais minerais removidos junto com os íons presentes para que seja utilizadas em baterias, radiadores e em diversos processos industriais, como ocorre na indústria alimentícia e em laboratórios.
– Água Destilada
A água destilada é resultante do processo de destilação, onde ocorre a condensação do vapor da água não pura, o resultado é condensado originando a água destilada. O processo de destilação não evapora os sais, por isso esse é um dos tipos de água mais utilizados em processos laboratoriais que não exigem tanta pureza da água.
– Água Ultrapura
A água ultra purificada é obtida por meio de procedimentos mais exigentes e é utilizada na limpeza de equipamentos e utensílios, sendo ideal para análises de resíduos, métodos em biologia molecular e cromatografia.
– Água Reagente
A água para reagentes é produzida por meio de destilação simples, deionização, filtração por osmose reversa e carvão ativado, ultrafiltração para remoção de pirogênios e descloração.
– Água Para Injetáveis
A água para injetáveis é utilizada como excipiente na preparação dos produtos farmacêuticos. Para chegar a esse ponto a água potável deve passar por destilação para remoção de contaminantes químicos e microrganismos, atender aos ensaios físico-químicos preconizados para a água purificada e passar pela contagem total de bactérias que deve ser menor av10 UFC/100 mL. A água para injetáveis também deve cumprir outros parâmetros de pureza estipulados pela legislação brasileira;
– Água Purificada
A água purificada pode ser obtida por meio de sistemas de tratamento de osmose reversa ou por uma série de técnicas de purificação da água potável. Ela ainda possui níveis variáveis de contaminação orgânica e bacteriana.
A Norteflow atua fortemente na área de manutenção, montagem e comercialização de Sistemas de Tratamento de Água nos mais diversos segmentos. Conheça a Norteflow!
Somos referência no mercado de serviços e sistemas de tratamento de água e aqui você conta com projeto, montagem e manutenção de Sistemas de Osmose Reversa. Além de todos os equipamentos necessários para manter o bom funcionamento do seu sistema. Clique aqui e conheça os nossos produtos!
Se esse conteúdo ajudou você, leia também: Osmose Reversa: tudo sobre manutenção e troca de membranas.